
Fim do Windows 10 Mobile! "Novas funções e hardware não são o foco", diz Belfiore
Parece que a Microsoft está deixando o Windows 10 Mobile morrer aos poucos ao invés de decretar a morte do sistema operacional de uma vez por todas. E se você ainda possui alguma esperança, bom, Joe Belfiore acaba de jogar um balde de água fria na sua cabeça.
O Vice-Presidente da divisão Windows da Microsoft respondeu uma série de tweets há poucas horas sobre algumas questões muito importantes sobre o futuro definitivo do Windows 10 Mobile. E vou listar os três principais pontos levantados sobre Belfiore no Twitter logo abaixo.
Em dois tweets o executivo da Microsoft revelou que "depende de quem você é. Muitas companhias ainda implementam [o Windows 10 Mobile] para seus empregados e nós vamos apoiá-los! Como usuário final e individual, eu mudei de plataformas pela diversidade de apps e hardware. Nós vamos continuar a dar suporte aos usuários [do Windows 10 Mobile] também! Escolha o melhor para você."
Com isso, Belfiore afirma que até mesmo ele deixou de lado seu smartphone com Windows e agora está em outra plataforma. Mas aqueles que ainda preferirem utilizar o Windows 10 Mobile em 2017 ou 2018 vão receber atualizações. E esse ponto nos leva ao segundo ponto mais importante desta notícia:
A mudança de foco da Microsoft
Quando questionado sobre se os usuários individuais do Windows 10 Mobile também receberiam atualizações e suporte da Microsoft, e não apenas as companhias, Belfiore afirmou: "É claro que nós vamos continuar a dar suporte à plataforma... Correções de bugs, atualizações de segurança etc. Mas desenvolver novas funcionalidades e hardware não são o nosso foco. :("
Seguir
Joe Belfiore ✔@joebelfiore
Of course we'll continue to support the platform.. bug fixes, security updates, etc. But building new features/hw aren't the focus. 😟 https://twitter.com/hglr/status/917069749422645248 …
13:57 - 8 de out de 2017
309 309 Respostas 324 324 Retweets 458 458 favoritos
Informações e privacidade no Twitter Ads
A última frase do tweet é o mais importante. E revela que a Microsoft realmente deixou de lado o seu comprometimento com o Windows 10 Mobile. Como disse Belfiore, o sistema operacional não receberá novidades de software como diferenciais, características e melhorias exceto correções de bugs e segurança. E ainda afirmou que o foco da Microsoft não é o desenvolvimento de hardware, ou seja: desenvolvimento de smartphones!
O problema não é apenas a falta de apps
Desde o início do Windows Phone, lá em 2011 com o lançamento do Windows Phone 7.0, o grande problema que todos apontavam ser o Calcanhar de Aquiles do sistema operacional foi a falta de grandes aplicativos para o sistema operacional.
A Microsoft sempre investiu muito dinheiro e propaganda com o Windows Phone. Um de seus últimos recursos foi, em 2015, anunciar a ferramenta de portabilidade de aplicativos do iOS para o WIndows 10 Mobile chamada Windows Bridge. Com a ferramenta, seria necessário realizar pouquíssimas mudanças em linhas de código do aplicativo de um sistema operacional para outro. Mas infelizmente isso não foi o suficiente,
A Google nunca se quer chegou a desenvolver um app para o Windows Phone pois achava que o sistema operacional não tinha usuários o suficiente. Na época, a Microsoft acabou desenvolvendo um aplicativo próprio do YouTube, que foi retirado da loja logo depois de a Google mudar suas políticas para não permitir o desenvolvimento.
Mas uma questão que Belfiore relatou foi que a Google, apesar de tudo, sempre esteve certa.
Seguir
Joe Belfiore ✔@joebelfiore
We have tried VERY HARD to incent app devs. Paid money.. wrote apps 4 them.. but volume of users is too low for most companies to invest. ☹️ https://twitter.com/Jadsonx/status/917070391293693952 …
13:59 - 8 de out de 2017
596 596 Respostas 389 389 Retweets 1.029 1.029 favoritos
Informações e privacidade no Twitter Ads
No tweet acima, em resposta ao desenvolvedor brasileiro Jadson Santos, Belfiore afirma que "nós [da Microsoft] tentamos MUITO incentivar desenvolvedores de aplicativos. Pagamos dinheiro... Escrevemos os aplicativos para eles... Mas o volume de usuários [do sistema operacional] é muito baixo para a maioria das companhias investirem :("
Então, no fim, sabemos que a grande causa para a morte do Windows 10 Mobile não foi a falta de aplicativos, mas a falta de usuários.
O fato é que, a partir das declarações de Belfiore na tarde de hoje, já podemos considerar o Windows 10 Mobile um sistema operacional morto para a gigantesca maioria dos usuários que querem novidades e novos aparelhos. Não teremos mudanças no Windows 10 Mobile, assim como não teremos novos smartphones e nem novas funcionalidades. Se você quer se manter no sistema operacional, vai precisar se contentar com os smartphones anunciados há dois anos atrás (ou mais antigos, dependendo do dispositivo que você tiver interesse) e com as atualizações de segurança, porque você não terá muito além disso.
R.I.P. Windows 10 Mobile.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário para nós é muito importante.