Avast Free Antivirus 2016


O Avast não é o antivírus mais usado pelos brasileiros por acaso. O software realmente consegue entregar uma eficiência interessante e um alto nível de confiabilidade gratuitamente e, em sua última versão, trouxe novos recursos para tornar seu uso mais prático.





O maior destaque certamente é o Avast Senhas. Essa função funciona como um banco de senhas integrado ao antivírus que permite a você cadastrar credenciais de sites como Facebook, Gmail, Twitter e qualquer outro que requeria login. Depois disso, é possível entrar neles rapidamente sem precisar ficar digitando seus dados repetidamente.

Mesmo assim, o usuário fica protegido sob uma senha mestra no Avast, o que é muito mais seguro do que deixar o próprio navegador salvar suas credenciais automaticamente. O lado negativo é que esse recurso só funciona com o Google Chrome e com o Firefox.

Nova interface
A interface do Avast foi novamente remodelada e, desta vez, está mais limpa visualmente. O esquema de cores ficou mais leve, com a janela predominantemente branca trazendo o laranja como contrate.

Os botões importantes ficaram mais destacados, e a organização dos menus principais agora está mais visível e prática. No topo da janela, por exemplo, você encontra quatro tópicos para quase todas as ações possíveis no programa. Fora isso, com apenas um clique na tela inicial, você consegue fazer um escaneamento inteligente.

Apesar disso, a tela de configurações continua a mesma, o que pode ser entendido como um ponto negativo e positivo ao mesmo tempo. Ela não é nada intuitiva e pode ser densa demais para usuários menos experientes e seu visual também não segue o novo esquema da janela principal, o que gera uma falha de continuidade. Por outro lado, ela continua bastante familiar aos usuários antigos.

Escaneamentos
O Avast sempre foi conhecido pela sua eficiência ao encontrar ameaças bem profundas no computador, mas seus escaneamentos não são dos mais rápidos. Em nossos testes, submetemos nossa máquina a uma verificação “rápida”, e ela demorou mais de uma hora para ser concluída e conseguiu encontrar um arquivo perigoso que precisou ser removido para quarentena.

Apesar disso, existe o “Escaneamento Inteligente”, que verifica uma série de detalhes do seu sistema e não faz uma varredura de verdade em busca de vírus. Essa opção é realmente rápida, não tendo demorado sequer 10 minutos, mas não encontrou o arquivo malicioso citado acima. Além disso, o Escaneamento Inteligente é pouco útil para quem não quer gastar dinheiro. Boa parte dos recursos desse escaneamento são pagos.

Isso não chega a ser um real problema porque você pode muito bem programar escaneamentos profundos periódicos ou fazer isso manualmente quando achar necessário. O problema é as opções de programação estão muito escondidas, difíceis de acessar inclusive para usuários mais experientes.

É seguro?
Sim, o Avast é um antivírus bastante seguro para uma solução gratuita, e ainda oferece alguns recursos práticos, como o Avast Senhas. Contudo, a desenvolvedora poderia tornar a programação de escaneamentos profundos mais simples, o que deixaria os PCs dos usuários realmente seguros. Claro que a proteção de em tempo real, que já vem ativada por padrão, impede que novas ameaças se instalem, mas se alguma coisa passar despercebida, somente uma verificação minuciosa poderia identifica-la.








Comentários