recursos curiosos e escondidos no Windows 8.1


O Windows 8.1 trouxe uma série de melhorias para o sistema operacional. O upgrade inclui uma tela inicial com mais opções de personalização e botão iniciar, busca incrementada para o Bing e novos aplicativos e serviços. Algumas destas opções, entretanto, podem não ser tão perceptíveis por um usuário iniciante. Veja alguns recursos "escondidos" no Windows 8.1.


1) Faça a tela inicial exibir listas de aplicativos

A tela inicial do Windows 8.1 mostra diversos atalhos para aplicativos de acordo com a necessidade, mas é possível fazer com que ela exiba todos os seus aplicativos instalados.


Transforme a tela inicial do Windows 8.1 em uma lista de aplicativos (Foto: Reprodução/João Kurtz)
Para fazer isso, clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Propriedades” e, em seguida, a aba “Navegação”. Cheque a caixa “Mostrar automaticamente o modo de exibição Aplicativos quando eu entrar na tela inicial” e, em seguida, confirme com "OK".

2) Ligar o PC no desktop (área de trabalho)


O Windows mudou o comportamento habitual do sistema operacional ao introduzir a tela inicial. Agora, em vez de iniciar no desktop, ele abre imediatamente a tela inicial.


Programe o Windows 8.1 para iniciar direto no desktop (Foto: Reprodução/João Kurtz)
Este comportamento pode ser mudado na aba “Navegação”, nas propriedades da barra de tarefas. Basta marcar a caixa “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de Iniciar” e clicar em "OK" para confirmar a mudança.

3) Abrir várias janelas simultâneas do Internet Explorer 11

O Windows 8.1 introduziu a possibilidade de abrir dois aplicativos ao mesmo tempo, fazendo com que cada um ocupe metade da tela. Este recurso também funciona no Internet Explorer 11, mas o software não permite ser aberto duas vezes ao mesmo tempo, normalmente.


Para poder usar o recurso, abra a tela de abas, clique em uma delas com o botão direito do mouse e selecione “Abrir em nova janela”. Assim, você terá mais janelas lado a lado.

4) Desligar o PC a partir do botão Iniciar

O sistema operacional trouxe de volta o botão Iniciar, mas a falta do menu tradicional significa que os usuários precisam passar por muitas etapas para executar tarefas simples como desligar o computador.


Mesmo assim, é possível acessar uma grande quantidade de atalhos para recursos do sistema como o prompt de comando e atalhos para desligar ou reiniciar o computador.

Para isso, basta clicar com o botão direito no botão Iniciar e seguir o caminho de "sair".

5) Período de silêncio

Um dos recursos incluídos na nova versão do Windows são as notifícações de aplicativos, que podem surgir acompanhadas de sons quando o usuário recebe uma mensagem.

O problema é que o recurso pode ser irritante se o computador fica ligado durante a noite. Por sorte, o sistema operacional possui um recurso que permite silenciar as notificações em horários pré-determinados. Para acessar esta opção, vá até as Configurações do computador, clique em “Pesquisar e Aplicativos” e “Notificações” para ligar ou desligar.

6) Modo de leitura do IE11

O modo de leitura é um recurso disponível para a versão Metro do IE11 que mostra o texto de uma página de forma mais agradável, como um livro, removendo a publicidade da página.

Use o modo de leitura do Internet Explorer 11 (Foto: Reprodução/João Kurtz)
Para habilitar este modo, basta clicar no ícone semelhante a um livro aberto, localizado no final da barra de endereços. Este modo também está integrado ao “Lista de Leitura”, e uma página adicionada aos favoritos no navegador pode ser lida no outro programa mais tarde.

7) Mãos Livres

O aplicativo “Receitas e Bebidas” é uma forma interessante de consultar receitas enquanto o usuário cozinha, mas as vezes o internauta está com as mãos sujas e não pode ou não quer mexer no computador com elas. Para resolver este problema, o aplicativo possui um modo chamado “Mãos Livres”, que permite seu uso sem precisar tocar no teclado do dispositivo.



O “Mãos Livres” aciona a webcam, que passa a detectar os movimentos das mãos em frente ao PC. Desta forma, é possível "virar" páginas das receitas usando apenas gestos. Acessar este modo é simples: basta selecionar a receita no aplicativo e clicar no “Modo Mãos Livres”.






Comentários