Turpial



Turpial é um aplicativo muito útil para quem não consegue ficar longe do Twitter. Trata-se de um dos clientes para a rede social que mais vem crescendo nos últimos meses. Além de ser rápido, o programa tem uma interface bem agradável de trabalhar e sistema de notificações para alertar quando novas postagens surgirem na sua timeline.



Competidor à altura de aplicações famosas como o TweetDeck e Choqok, o Turpial também oferece a opção de visualizar várias colunas ao mesmo tempo. Você também consegue editar o seu perfil no Twitter através do próprio programa. O legal é que o aplicativo ocupa pouco espaço em disco e pode ser utilizado nas mais famosas distribuições do Linux sem qualquer problema.





Instalando



Para ter o Turpial em sua lista de aplicativos você pode utilizar o código fonte, que pode ser baixado ao clicar em “Clique para baixar”, ou instalar o programa por meio do já conhecido “apt-get” (para usuário do Ubuntu). Para a segunda opção, basta digitar a sequência de comandos abaixo:



$ sudo add-apt-repository ppa:effie-jayx/turpial

$ sudo apt-get update

$ sudo apt-get install turpial




Para saber como instalar o cliente para Twitter em outras distribuições do Linux, consulte a página de download presente no site do desenvolvedor. Nela você encontra os mais variados tipos de pacotes e comandos, tudo para servir ao maior número possível de versões do SO do pinguim.

Opções oferecidas



Como foi citado anteriormente, o Turpial permite visualizar diversas colunas em uma mesma interface, recurso igual ao oferecido por seu principal concorrente. O legal é que você pode escolher qual conteúdo será mostrado em cada parte do aplicativo, desde as menções na rede social até a timeline de cada lista que você criou.





Uma pequena barra de ferramentas localizada na parte inferior da tela do cliente reúne as principais funcionalidades do aplicativo, com enviar uma nova mensagem ou fazer o upload de uma imagem para a rede social. Serviços para encurtar URL e hospedar fotos podem ser facilmente configurados na janela de opções do Turpial.

Filtros e mudo



O Turpial oferece uma funcionalidade muito interessante para você não receber atualizações de algumas pessoas. Chamado de “Mudo”, o recurso funciona como uma espécie de unfollow, mas em vez de parar de seguir a pessoa, você simplesmente bloqueia o conteúdo por ela postado, assim ele não parece em sua timeline.





Além disso, o cliente para Twitter também permite criar filtros de tags para você acompanhar tudo o que está sendo dito na rede social a respeito de um determinado assunto. As duas opções podem ser facilmente encontradas na janela de configurações do Turpial.

Compatibilidade



O Turpial tem uma característica muito legal que é a compatibilidade com os vários pacotes gráficos das distribuições Linux. O aplicativo se adapta sem problema algum ao KDE, Gnome e também à Unity. Uma excelente notícia para quem vive experimentando as diferentes faces do Ubuntu.



Download aki











Comentários