Bluefish



Ferramenta poderosa para desenvolvedores, Bluefish é um editor de texto voltado para a área de webdesign e programação. Grátis e de código aberto, este software, apesar de ser leve, é cheio de recursos.



Traduzido em mais de 15 línguas, incluindo o português, este editor possui abertura de arquivos por abas, suporte a vários tipos de codificação de caracteres e ferramentas de busca e substituição avançadas. Apresenta destaque de sintaxe configurável, além dos destaques para linguagens, como Python, HTML, PHP, C, Java, JavaScript, JSP, SQL, XML, Perl, CSS, ColdFusion, Pascal, Octave/MATLAB, entre outras.



Praticidade em desenvolvimento web



Com seu foco voltado ao webdesign, o Bluefish possui uma grande quantidade de recursos favoráveis a esta área.



Para facilitar a vida do usuário, este programa tem barras de ferramentas separadas por abas. Através desta característica, o desenvolvedor encontra mais facilidade na inserção de imagens, na criação de thumbnails e na aplicação de diálogos como tabelas e frames.





Este software ainda disponibiliza uma barra de ferramentas HTML configurável, para funções utilizadas com mais freqüência, um menu de tags bem variado e a habilidade de fechar automaticamente tags HTML e XML.



Integração



Possuindo integração com diversos aplicativos, você pode, por exemplo, compilar seu trabalho com seu makefile, sem precisar recorrer a um terminal para isso. Ele ainda possui suporte aos verificadores de HTML e XML weblint e xmllint, ao validador tidy e ao compilador Javac. O Bluefish também pode trabalhar junto a filtros externos, como sort, sed, awk, entre outros.



Mais opções



Com uma ferramenta de busca baseada no nome ou no tipo do arquivo, o usuário pode abrir diversos documentos ao mesmo tempo, recursivamente. O programa também possui suporte a arquivos remotos, com a ajuda do gnome-vsf, um sistema de arquivos virtual do ambiente gráfico GNOME.





Instalação



Este programa está disponível em pacotes .RPM e .DEB ou em código fonte. Para a instalação por pacotes, apenas dê um duplo-clique no arquivo, e a instalação estará completa.



Para sistemas que não possuem suporte a pacotes, a instalação deve ser feita através da compilação do código fonte. Para isso, descompacte o arquivo em uma paste de sua preferência. Com um terminal, acesse a pasta onde o programa foi descompactado e execute os comandos:



$ ./configure



$ make



$ sudo make install



Para Instalação no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot, os comandos são:



sudo apt-get install (nome do arquivo)



Download aki







Comentários